Não sabemos ao certo quando surgiu o marketing.
Mas sabemos que ele sempre existiu... Desde o inÃcio da Humanidade, vemos a evolução de tudo se acelerando E o que antes precisava de um ano para se renovar, Hoje conseguimos atualizar em uma hora . No marketing não é diferente.
Conforme a evolução do
mundo foi acontecendo a tecnologia da informação e divulgação dos produtos e
serviços também precisou ser mais eficaz.
Desde o surgimento do individuo que ficou de pé sobre duas pernas, a evolução iniciou o seu ciclo aumentando o movimento á passos largos. E hoje já podemos vislumbrar o futuro da informação.
Conforme as mudanças
foram precisando de um tempo menor para acontecer, as necessidades também foram
se alterando, com isso surgiu a dinâmica de novas estratégias de marketing.
Não é possÃvel dizer exatamente
quando surgiu o Marketing, pois ele já era feito á muito tempo, somente não era
nomeado.
-Atualmente, temos 4
fases distintas do marketing: O
marketing 1.0 - 2.0 - 3.0
- 4.0
-Cada uma das eras do
marketing tem suas caracterÃsticas diferenciadas de acordo com as necessidades
dos consumidores.
-E entender essas
mudanças faz toda a diferença na hora de traçar estratégias, objetivos, metas e
ações para promover um produto.
O marketing boca-a-boca e as
estratégias de distribuição diferenciadas nas gôndolas, por exemplo, eram duas
das principais técnicas aplicadas durante o marketing 1.0.
-Já na década de 90, por volta de
1993, o marketing 2.0 já começava a ser utilizado e o objetivo não era apenas
vender o produto por si só, mas também satisfazer o cliente, dando espaço para
o surgimento do conceito de público-alvo.
Essa seria a base das outras fases da evolução do marketing que estariam por vir : as fases 3.0 e 4,0.
Nessa fase do Marketing 2.0
percebeu-se que era necessário entregar ao consumidor valor funcional e emocional, as pessoas não apenas
compravam; mas também sentiam e pensavam sobre a aquisição.
-E com essa nova diretriz, o
valor precisou ser elevado.
E os empreendedores necessitaram mudar de
estratégia para destacar seu produto em
um mercado mais competitivo.
Para isso, surgiu a técnica, por
exemplo, de utilização de personalidades para criar credibilidade e
reconhecimento.
-Mas como as coisas sempre mudam,
na virada do século o hábito dos consumidores começou a mudar novamente.
E tudo começou tendo em vista a
questão do aquecimento global.
A população estava mais
consciente e as indústrias precisavam focar em ações em prol de um bem maior e
não apenas lucro e credibilidade de marca.
-No inÃcio do século a internet teve seu avanço e o aquecimento global se tornou foco de toda e qualquer discussão.
Isso tornou as pessoas mais
conscientes, mudando então o hábito de compra delas nessa fase da evolução do
marketing.
-Assim, o marketing deveria
deixar de tratar os clientes como apenas compradores e passar a tratá-los como
pessoas que buscam muito mais do que realizações de status.
Por exemplo, além de oferecer
produtos e serviços que proporcionem experiências positivas, as empresas também
deveriam se preocupar com a preservação do planeta.
Isso é o que torna o marketing 3.0 uma estratégia focada no funcional, emocional e espiritual das pessoas, com objetivo de fazer do mundo um lugar melhor para todos.
-Foi na fase do marketing
3.0 que surgiram as ideias de (por exemplo)plantar uma árvore a cada produto
comprado, assim como os selos de não utilização de testes em animais e assim
por diante.
-Nesse
momento também, o pós-compra passou a ser acompanhado de perto e com cuidado,
visando a fidelização dos clientes.
Isso porque um cliente
satisfeito enxerga valor tangÃvel e intangÃvel na marca e as chances dele
comprar do concorrente vão diminuindo, além de poder se tornar um promotor
da sua marca recomendando-a para outras pessoas.
É nessa fase então que surge o
marketing de relacionamento, ou seja, o
estudo de comportamento se torna
essencial para compreender o indivÃduo/cliente.
Não podemos esquecer da presença da internet nesse momento, a qual
abriu alas para a forte inserção em redes sociais e deu inÃcio ao surgimento e
disseminação do mercado on-line, possibilitando uma divulgação especÃfica para
um público especÃfico.
-No marketing 3.0 é perceptÃvel
que melhor do que ser intrusivo e bombardear os consumidores com anúncios, é atraÃ-los
com o que de fato os interessa de maneira mais efetiva.
Dentro disso, a internet é
inerente ao processo, entrando como facilitadora dele, afinal ela passou a ser
a mÃdia mais utilizada do mundo.
-Na população brasileira, mais da
metade das pessoas têm acesso à internet e 43% dos usuários, a usam para
pesquisas de compra.
Com isso, iniciou-se uma
estratégia focada diretamente na utilização da internet: o marketing digital.
-O marketing 4.0 é o marketing
dos sentimentos humanos, de transformações sociais, de textos bem elaborados,
que toquem o coração, a razão e a consciência do consumidor.
Embora a diferença entre o
marketing 3.0 e o marketing 4.0 seja pequena, existe uma forma de
distingui-los.
O foco do marketing 4.0 é 100% na internet e na geração de conteúdo com objetivo de atrair clientes com conteúdos relevantes e de forma segmentada.
Sendo assim, vale dizer que o
Marketing 4.0 é uma das fases da evolução do marketing que está ligada à estratégia de marketing de
conteúdo, responsável por gerar, atrair e divulgar conteúdos interessantes e
relevantes ao público. E como consequência: converter,
fechar e encantar os consumidores.
-O
conceito desse marketing se pauta na personalização de conteúdos direcionados
ao interesse do cliente ideal, ou seja, a persona do negócio.
O potencial dessa estratégia é
tanto, que 93% dos profissionais de marketing digital criam conteúdo do zero e
usam marketing de conteúdo para geração de leads (potenciais clientes).
Tudo isso ocorre porque a conversão
de leads é muito maior hoje, a fidelização de cliente é mais efetiva e a
visibilidade do negócio tem maior alcance.
-O modelo de marketing mais usado o Brasil é o 3.0, mas as empresas vêm sentindo a necessidade de se adaptar e evoluir para o modelo 4.0
-Isso porque a metodologia do marketing 4.0 utiliza o aspecto da
personalização e direcionamento de forma mais assertiva, resultando em grandes
retornos para seus clientes.
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