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TERMAISRENDA

QUANDO SURGIU E COMO EVOLUIU O MARKETING

 

                       Não sabemos ao certo quando surgiu o marketing.  

Mas sabemos que ele sempre existiu... Desde o início da Humanidade,  vemos a evolução de tudo  se acelerando E o que antes precisava de um ano para se renovar,  Hoje conseguimos atualizar  em uma hora . No marketing não é diferente.


Conforme a evolução do mundo foi acontecendo a tecnologia da informação e divulgação dos produtos e serviços também precisou ser mais eficaz.

Desde o surgimento do individuo que ficou de pé sobre duas pernas, a evolução iniciou o seu ciclo aumentando o movimento á passos largos. E hoje já podemos vislumbrar o futuro da informação.

Conforme as mudanças foram precisando de um tempo menor para acontecer, as necessidades também foram se alterando, com isso surgiu a dinâmica  de novas estratégias de marketing.

Não é possível dizer exatamente quando surgiu o Marketing, pois ele já era feito á muito tempo, somente não era nomeado.

-Atualmente, temos 4 fases distintas do marketing:  O marketing 1.0  - 2.0  - 3.0  - 4.0

-Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.

-E entender essas mudanças faz toda a diferença na hora de traçar estratégias, objetivos, metas e ações para promover um produto.

O marketing boca-a-boca e as estratégias de distribuição diferenciadas nas gôndolas, por exemplo, eram duas das principais técnicas aplicadas durante o marketing 1.0.

-Já na década de 90, por volta de 1993, o marketing 2.0 já começava a ser utilizado e o objetivo não era apenas vender o produto por si só, mas também satisfazer o cliente, dando espaço para o surgimento do conceito de público-alvo.

 Essa seria a base das outras fases da evolução do marketing que estariam por vir : as fases 3.0 e 4,0.

Nessa fase do Marketing 2.0 percebeu-se que era necessário entregar ao consumidor valor funcional e emocional, as pessoas não apenas compravam; mas também sentiam e pensavam sobre a aquisição.

-E com essa nova diretriz, o valor precisou ser elevado.

 E os empreendedores necessitaram mudar de estratégia para destacar seu produto em um mercado mais competitivo.

Para isso, surgiu a técnica, por exemplo, de utilização de personalidades para criar credibilidade e reconhecimento.

-Mas como as coisas sempre mudam, na virada do século o hábito dos consumidores começou a mudar novamente.

E tudo começou tendo em vista a questão do aquecimento global.

A população estava mais consciente e as indústrias precisavam focar em ações em prol de um bem maior e não apenas lucro e credibilidade de marca.

-No início do século a internet teve seu avanço e o aquecimento global se tornou foco de toda e qualquer discussão.


Isso tornou as pessoas mais conscientes, mudando então o hábito de compra delas nessa fase da evolução do marketing.

-Assim, o marketing deveria deixar de tratar os clientes como apenas compradores e passar a tratá-los como pessoas que buscam muito mais do que realizações de status.

Por exemplo, além de oferecer produtos e serviços que proporcionem experiências positivas, as empresas também deveriam se preocupar com a preservação do planeta.

Isso é o que torna o marketing 3.0 uma estratégia focada no funcional, emocional e espiritual das pessoas, com objetivo de fazer do mundo um lugar melhor para todos.


-Foi na fase do marketing 3.0 que surgiram as ideias de (por exemplo)plantar uma árvore a cada produto comprado, assim como os selos de não utilização de testes em animais e assim por diante.

-Nesse momento também, o pós-compra passou a ser acompanhado de perto e com cuidado, visando a fidelização dos clientes.

Isso porque um cliente satisfeito enxerga valor tangível e intangível na marca e as chances dele comprar do concorrente vão diminuindo, além de poder se tornar um promotor da sua marca recomendando-a para outras pessoas.

É nessa fase então que surge o marketing de relacionamento, ou seja,  o estudo  de comportamento se torna essencial para compreender o indivíduo/cliente.

Não podemos esquecer  da presença da internet nesse momento, a qual abriu alas para a forte inserção em redes sociais e deu início ao surgimento e disseminação do mercado on-line, possibilitando uma divulgação específica para um público específico.

-No marketing 3.0 é perceptível que melhor do que ser intrusivo e bombardear os consumidores com anúncios, é atraí-los com o que de fato os interessa de maneira mais efetiva.

Dentro disso, a internet é inerente ao processo, entrando como facilitadora dele, afinal ela passou a ser a mídia mais utilizada do mundo.

-Na população brasileira, mais da metade das pessoas têm acesso à internet e 43% dos usuários, a usam para pesquisas de compra.

Com isso, iniciou-se uma estratégia focada diretamente na utilização da internet: o marketing digital.

-O marketing 4.0 é o marketing dos sentimentos humanos, de transformações sociais, de textos bem elaborados, que toquem o coração, a razão e a consciência do consumidor.

Embora a diferença entre o marketing 3.0 e o marketing 4.0 seja pequena, existe uma forma de distingui-los.

O foco do marketing 4.0 é 100% na internet e na geração de conteúdo com objetivo de atrair clientes com conteúdos relevantes e de forma segmentada.


Sendo assim, vale dizer que o Marketing 4.0 é uma das fases da evolução do marketing que está ligada à estratégia de marketing de conteúdo, responsável por gerar, atrair e divulgar conteúdos interessantes e relevantes ao público. E como consequência: converter, fechar e encantar os consumidores.

 

-O conceito desse marketing se pauta na personalização de conteúdos direcionados ao interesse do cliente ideal, ou seja, a persona do negócio.

O potencial dessa estratégia é tanto, que 93% dos profissionais de marketing digital criam conteúdo do zero e usam marketing de conteúdo para geração de leads (potenciais clientes).

Tudo isso ocorre porque a conversão de leads é muito maior hoje, a fidelização de cliente é mais efetiva e a visibilidade do negócio tem maior alcance.

-O modelo de marketing mais usado o Brasil é o 3.0, mas as empresas vêm sentindo a necessidade de se adaptar e evoluir para o modelo 4.0   

-Isso porque a metodologia do marketing 4.0 utiliza o aspecto da personalização e direcionamento de forma mais assertiva, resultando em grandes retornos para seus clientes.

 

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