Você sabe qual
é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico? E conhece estratégias que
poderão atrair visitantes de ambos os jeitos para o seu site? Então confira
nossas dicas e potencialize a sua visibilidade online.
Primeiramente,
é fundamental pontuar que essas duas estratégias são importantes para o maior
reconhecimento da sua marca. Assim sendo, apesar de ser essencial compreender a
diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, você deve encará-las
como técnicas complementares para
a sua empresa, e não excludentes. A marca que faz os
investimentos certeiros em ambos os formatos de tráfego tem mais probabilidade
de potencializar seus resultados.
Dito isso,
confira nesse artigo, como utilizar as melhores estratégias de tráfegos
diferentes para aumentar o número de visitantes em seu site.
Afinal, qual é
a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Para
compreender melhor a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, vamos
separá-los em tópicos distintos. Veja só:
O que é tráfego
orgânico?
O tráfego
orgânico, como o próprio nome sugere, é o que acontece de forma espontânea.
Assim sendo, não há um investimento financeiro direto. Porém, investimentos não
são apenas financeiros, não é mesmo?
Para conquistar
um bom tráfego orgânico para a sua página é preciso trabalho e tempo dedicados
ao marketing de conteúdo. Isso acontece porque as visitas no seu site ou blog
que acontecem por meio o tráfego orgânico chegam por meio de pesquisas em
mecanismos de busca, como o Google.
Porém, para o seu site ser exibido entre as primeiras posições entre os resultados e, com isso, ser mais facilmente encontrado pelos usuários de internet, é fundamental que ele tenha grande credibilidade. E como é conquistada essa credibilidade e autoridade? Por meio da produção de conteúdo relevante e otimizado para SEO.
Marketing de conteúdo: É a chave do sucesso para o tráfego orgânico
A produção do
marketing de conteúdo passa por várias estratégias. Dentre elas, destaca-se a
boa utilização e conhecimento das métricas de SEO. Essa metodologia faz com que
as pessoas encontrem a sua empresa com mais facilidade por meio das buscas.
Para aplicar as
métricas de SEO é importante conhecer algumas normas consideradas relevantes
pelo Google. Por exemplo:
- A utilização de palavras-chave
relevantes;
- Bons títulos, link
building e guest Post:
-Link
Building é o esforço ou conjunto de ações destinadas a aumentar o número de
links externos apontando para seu site (quer dizer: links e postagens que
apontem para um site especifico)
-Guest Post é uma ação que constrói a autoridade de dois blogs, que agem em parceria. Na prática, esse método funciona quando um blog cede espaço para a publicação de outro.
- Site responsivo e ágil;
- URLs amigáveis e objetivas;
- Utilização de imagens e vídeos
relevantes, entre outros.
Resultados a
médio e longo prazo
Vale ressaltar
que uma das principais, se não a principal diferença entre tráfego pago e
tráfego orgânico, é que a segunda é construída a médio e longo prazo. Isso
acontece porque produzir um conteúdo que seja considerado relevante e com alta
credibilidade perante ao Google é algo que leva tempo. Ainda, exige grande
qualidade, frequência e consistência de publicações.
Porém, apesar
de ser uma estratégia que leva tempo, seus resultados são extremamente
positivos. Não à toa a produção de conteúdo é a principal forma de aumentar o
tráfego orgânico de um site.
O que é tráfego
pago?
O tráfego pago,
como a própria expressão sugere, exige que você faça um investimento financeiro
para que os visitantes cheguem até ao seu site ou blog. Para isso são feitos
anúncios e links patrocinados para que o seu endereço seja exibido nos
mecanismos de busca.
Se a sua marca
deseja manter a taxa do tráfego pago sempre constante ela precisa ter anúncios
ativos. Assim sendo, essa é uma diferença importante entre o tráfego pago e o
tráfego orgânico. Afinal, quando
encerrado o tempo do anúncio, esse link patrocinado sai do ar. Dessa
forma, os links patrocinados trazem resultados muito bons e rápidos. Porém, não
tão duráveis quanto os do tráfego orgânico. Enquanto há investimento, há
resultado.
Por isso é
importante fazer um bom planejamento para definir qual será o orçamento
destinado ao tráfego pago, quais campanhas serão patrocinadas e em quais canais
serão feitos os anúncios.
Também, vale
lembrar que o tráfego pago pode ser feito por meio do patrocínio e
impulsionamento de conteúdos já produzidos no seu blog, por exemplo. Assim, o
alcance desses materiais será maior e, com isso, a taxa de cliques no seu
endereço também.
Ficou
interessado em criar bons links patrocinados e aumentar o seu tráfego? Então
confira quais são os principais canais para fazer isso:
Google Ads
Os anúncios via
Google Ads aparecem nos resultados dos mecanismos de busca do Google e sites
parceiros. Caso você opte por fazer esse tipo de anúncio, você paga toda vez
que alguém clica nele ou o visualiza. Você também pode segmentar o seu anúncio
para que ele seja exibido para o público que lhe interessa de acordo com vários
filtros.
Facebook Ads
Os anúncios via
Facebook são conhecidos como Facebook Ads. Assim, é possível criar postagens
com vários formatos – como texto, vídeos e fotos, – que direcionam o público
para o endereço que você deseja. Pode ser a home do site da sua empresa, uma
landing page, página de e-commerce, sua própria fanpage, entre outros.
A grande
vantagem desse formato de mídia paga é a grande possibilidade de segmentação do
público. Assim, se você conhece bem a sua persona e
público-alvo, poderá patrocinar um link voltado especialmente para essas
pessoas.
Além do
Facebook Ads, você também pode patrocinar um post que já existe. Esse recurso
hoje também pode ser feito no Instagram.
E então,
conseguiu entender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico? E
compreendeu como essas estratégias funcionam em conjunto para potencializar os
resultados da sua marca?
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