A NECESSIDADE DE UM
GESTOR DE CONTEÚDO PARA SEU SITE
Não tem outro jeito...nos dias de hoje, uma empresa que não
está online não consegue acompanhar o ritmo dos seus clientes e futuro clientes
(leads), certo?
E o primeiro passo para alcançar um bom posicionamento na
internet é, sem dúvida, ter um site de sucesso.
Por isso, neste artigo, vamos listar 7 dicas
fundamentais para você gerenciar um site de sucesso e potencializar suas vendas
por meio dele. Continue lendo e confira!
1. Lembre-se da importância da identidade da
sua empresa
“Uma imagem vale mais que mil palavras” — você já deve
ter ouvido essa frase diversas vezes. E, provavelmente, na maioria delas deve
ter se questionado como pode uma imagem valer mais que uma boa reputação, por
exemplo.
A questão é bem simples: você não tem uma segunda chance de
causar uma primeira impressão! A sua empresa pode até residir em um local
privilegiado, ter clientes que indicam seus serviços para outros e um espaço
físico maravilhoso.
No entanto, se um possível cliente, quando pesquisa seu
produto ou serviço na internet, encontra um site totalmente desconexo com a
imagem do seu negócio, pode ter certeza que é nesse momento que você poderá
perdê-lo.
De fato, muitos empreendedores cometem o grave erro de
subestimar a reserva de algum investimento para um marketing digital eficiente,
por pensarem que, por se tratar um serviço feito em um computador, qualquer
pessoa que conheça ou goste de tecnologia já saberá realizá-lo. Esse tipo de
atitude resulta em inúmeros sites mal feitos, incompletos e totalmente inúteis
para a empresa.
Então, sabendo disso, lembre-se sempre de contratar um profissional ou negócio capaz de entregar um site que cumpra o objetivo
estipulado no seu planejamento. Você pode até seguir todas as próximas
dicas com exatidão, mas, se o seu site não passar a credibilidade que uma
empresa precisa, todo esse trabalho será em vão.
2. Faça um bom planejamento
É importante que toda ação de marketing, seja digital ou
tradicional, tenha antes um planejamento, inclusive para medir os custos e os
objetivos da ação em questão. E, para ter um site, não é diferente.
Se a sua empresa já tem um site e não obtém os resultados
previstos no planejamento, reveja o seu plano inicial e faça um Check -List do
que foi alcançado e do que está faltando. Assim, com base nisso, você pode
planejar os seus próximos passos.
Agora, se o seu negócio ainda não tem site e você
deseja tê-lo o mais rápido possível, comece fazendo um planejamento objetivo,
listando todas as funções que suas páginas precisam desempenhar, além das
informações importantes sobre a empresa e a descrição dos seus serviços ou
produtos.
Depois disso, é claro, volte à nossa primeira dica e
contrate um profissional ou empresa competente para desenvolver o seu site com
segurança.
3. Não se esqueça do briefing do site
Sem dúvida, quem for desenvolver o seu site precisará fazer
um briefing. Mas você sabe o que é isso? Basicamente, o briefing é o
conjunto de todas as informações necessárias para criar alguma peça, campanha ou
ação publicitária, no seu caso, o site.
Então, para se certificar de que o seu site de sucesso vai
sair exatamente como você planejou, já adiante para o profissional responsável
algumas informações necessárias, como:
- Qual
é a mensagem que o site deverá passar aos visitantes?
- Quais
são os pontos fortes e fracos do negócio/produto/empresa, e por quê?
- É
necessário obter dados dos visitantes? O que é preciso saber e por
quê?
- O
que o site oferecerá ao seu público-alvo?
- O
que os visitantes devem fazer no site?
- Quais
são os outros sites da web de que você gosta? Quais elementos você gosta
neles?
- Quais
sites e páginas específicas no seu nicho de mercado você acha
interessantes? (Envie os respectivos links);
- O
que você acha dos sites dos seus principais concorrentes? (Envie os links,
com alguns comentários);
- Qual
é sua preferência para as cores do site?
Mesmo se o profissional responsável pelo site não solicitar
todas essas informações, garanta que ele tenha conhecimento sobre as
funcionalidades ideais para o seu nicho de mercado — afinal, o web designer não
é um especialista na sua área.
E lembre-se: cada vez mais, as pessoas que acessam a
internet estão em plataformas mobiles, então uma obrigatoriedade para o seu
site é que ele seja responsivo, ou melhor...funcione em todo tipo de
dispositivo.
4. Crie um site que, efetivamente, venda
Na hora de passar as informações para o profissional
responsável, não se esqueça de deixar bem claro quais são os serviços ou
produtos oferecidos pela sua empresa, e suas respectivas descrições.
Quanto a isso, uma dúvida muito recorrente é sobre a
exibição, ou não, dos preços. Em muitos casos, os usuários chegam até o site
justamente para saberem o preço de determinado produto ou serviço, e, quando
não o encontram, resolvem não levar adiante o contato. Com isso, a empresa pode
perder a chance de fazer ótimos negócios.
Mas, na verdade, não há uma regra fixa sobre isso; cabe a
você detalhar, no planejamento, qual é a melhor abordagem de acordo com o
perfil da sua empresa e o comportamento do seu público-alvo.
Então, avalie com cuidado o que é mais interessante para o
seu nicho de mercado, levando em conta, inclusive, os sites dos concorrentes.
5. Invista em marketing de conteúdo para um site de
sucesso
Bom, depois que já tiver um site bonito, funcional e responsivo, você precisará saber usá-lo da maneira correta. Afinal, o seu
site precisa ser a vitrine da empresa, e, para isso, é preciso também torná-lo
atrativo e é aqui que entra o marketing de conteúdo.
Crie um blog, publique artigos otimizados com técnicas de
SEO com, no mínimo, 400 palavras para conhecer melhor essa técnica, liste
conteúdos importantes para o seu público-alvo e o mantenha sempre atualizado.
6. Ofereça atendimento 24 horas
Além do preço, outro dos principais motivos de os usuários
procurarem o site da empresa antes de contratar o serviço ou comprar qualquer
produto é a possibilidade de ter o máximo de informações prévias. Contudo,
nesse momento, podem surgir dúvidas que não são esclarecidas pelo site e é
aí que entra o atendimento.
E, agora, você pode já estar imaginando um alto investimento
para manter um funcionário respondendo e-mails 24 horas por dia. Mas, saiba:
isso não é preciso. Na verdade, basta adotar no seu site um sistema de tickets,
em que você possa automatizar os e-mails.
Assim, quando algum possível cliente enviar uma dúvida,
receberá automaticamente um e-mail da sua empresa informando que aquela dúvida
foi recebida, e que será respondida em breve. Com certeza, isso garante ao
usuário um certo alívio, pois ele sente que realmente será atendido.
Além disso, a maioria das ferramentas que facilitam o
sistema de tickets criam relatórios de atendimento que enviam e-mails, também
automaticamente, perguntando a satisfação do atendimento. Então, se você tem uma
equipe dedicada, será muito mais fácil encontrar falhas no seu sistema, por
exemplo.
7. Monitore e realize testes
Por fim, para entender detalhadamente como anda o desempenho
do seu site, é fundamental que o pixel do Google Analytics esteja instalado corretamente.
Isso porque, mesmo que seja de forma mais genérica, é essencial ter o controle
de algumas informações básicas, como o tempo médio do usuário por sessão, as
páginas mais acessadas, o número de sessões, sua origem etc. Tendo essas
informações, você pode avaliar se o seu site está realmente cumprindo o
prometido ou não.
Temos uma equipe especializada para realizar a gestão do seu site e garantir que funcione com a melhor exposição da sua marca.
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