O que é um
site?
Um site é uma vitrine
de loja em um shopping gigantesco conhecido como internet, onde são expostos durante
24 horas por dia e 7 dias por semana: produtos, serviços, objetivos, testemunhos,
depoimentos, performance e personalidade das empresas.
O que é um site Institucional?
Um site institucional nada mais é que um site para dar informações sobre uma empresa,
como, por exemplo, a localização, serviços, objetivos, produtos ou serviços
concluídos, entre outros. Este não é um site dedicado à venda, mas muitas vezes
expõe os produtos da empresa. Sites institucionais, em sua grande maioria, são
sites simples e bem claros. Os sites institucionais já são otimizados para que
os mecanismos de busca encontrem mais facilmente este site, isso traz grandes resultados.
O layout do site também é muito importante.
Agora que sabemos
o que é um site institucional, vamos a uma questão mais fundamental sobre as
páginas que devem compor esse tipo de site
Abaixo, vamos entender
algumas características e elementos que não podem faltar no seu site!
1. Boa
linguagem
Você deve
planejar o site institucional para fazer parte da estratégia de comunicação
digital da sua empresa. Ele precisa aproximar a marca do cliente. Por isso, é
essencial que a linguagem adotada vá ao encontro das necessidades da persona que
interage com sua empresa.
Sendo assim,
adeque a escrita para passar as informações de maneira clara e objetiva,
pensando nas características de quem acessa o site. Lembre-se ainda que seu
site apresenta não apenas os produtos, mas a marca como um todo.
2.
Apresentação
A página institucional tem a missão de apresentar sua empresa ao usuário que chegou até
ela, na maioria das vezes, por pesquisas feitas nos mecanismos de busca, o
Google principalmente.
Com isso em
mente, prepare-se para “vender o seu peixe”. Isto é, neste espaço, você deve
dizer quem a empresa é e o que ela oferece que a diferencia das outras no
mercado. Essa apresentação, geralmente, fica disponível em uma área no menu
principal do site descrita como: “Quem somos”.
Este elemento
da página, muitas vezes, é o mais acessado por quem procura uma empresa
prestadora de serviço. Isso porque a descrição da organização influencia
diretamente na escolha do cliente. Além disso, conte a história e as certificações
da sua empresa para gerar confiança.
3. Serviços
e produtos
O site é uma
ferramenta poderosa para captar clientes. Por isso, a divulgação dos produtos e
serviços oferecidos é fundamental. Sendo assim, prepare uma descrição detalhada
que faça jus ao trabalho da sua empresa e mostre que a marca tem autoridade no
mercado para conquistar a confiança do cliente.
Nesta área,
você também adicionar trabalhos realizados que comprovem a experiência na
prestação do serviço que está sendo oferecido. A divulgação é primordial para o
seu negócio e tem um dos melhores custo-benefício que o ambiente digital pode
oferecer.
4. Cases
Mostrar que
outras empresas confiam nos serviços que a sua oferece ajuda a criar uma
identidade mais sólida e amplifica a credibilidade para conquistar o público-alvo.
Melhor ainda se houverem relatos dos próprios clientes atendidos. Se “a
propaganda é a alma do negócio”, feita pelos consumidores é melhor ainda.
5. Contato
É fundamental
que o site contenha as informações de contato disponibilizados pela empresa.
Afinal, você quer que seu cliente fale com você.
Deixe um botão
visível e funcional e ofereça as melhores formas para contatar sua empresa.
E-mail, telefone e redes sociais são as mais básicas encontradas nesta área.
5. Capriche
na home do site institucional
A página central do seu site deve ser, acima de tudo, organizada. Isso porque ela recebe
o primeiro contato do visitante e é a partir dela que o usuário se guiará.
Então, tenha cuidado com a navegabilidade do site. A experiência de navegação é
fundamental e influencia diretamente nos resultados. A praticidade e a rapidez
com que o usuário consegue obter as informações de que precisa determinam sua
satisfação.
6. Orçamento
Depois de
conhecer a empresa e os produtos e se interessar por eles, é possível que seu Lead
(potencial cliente) queira falar sobre valores. Afinal, os consumidores buscam
oportunidades para fazer um bom negócio. Por isso, é essencial que um botão
“solicitar orçamento” esteja presente em todas as ações do usuário no momento
de sua navegação.
Isto é,
disponibilizar formulários com convite para o pedido de orçamento ajuda a
capturar o lead. Além disso você pode trabalhar com chatbot ou
contato via whatsapp para um atendimento mais veloz.
7. Endereço
Se a sua empresa
possui um local físico de trabalho, adicione o endereço na página. Esta é mais
uma ação que ajuda a construir o vínculo de confiança do cliente. Isso acontece
porque alguns consumidores sentem-se mais seguros sabendo da existência de um
endereço físico em que podem consultar a empresa pessoalmente, se precisarem.
Além disso,
você pode ainda receber clientes para reuniões e convidar eventuais
investidores para conhecer a sede da empresa.
8. CTA’s
Os CTA’s
(chamada para ação) são botões e formulários que indicam ao usuário uma ação
para qual a empresa se preparou para receber. Eles são criados para ajudar no
processo de captação do lead e conversão do público. É comum encontrar CTAs
como:
- Solicite um orçamento agora
- Clique aqui para saber mais
- Baixe gratuitamente
- Assista ao vídeo
No geral, eles
agem para fazer com que o usuário trace um caminho de navegação antecipado pela
empresa. O ideal é que exista um call to action já no primeiro scroll do site.
É importante
disponibilizar, na maioria das páginas do site institucional, CTA’s de
orçamento e contato, principalmente nas páginas de produtos. Tudo para induzir
e facilitar a ação do público.
9. Conteúdo
O conteúdo já
se tornou indispensável na estratégia de atuação online das empresas. Ele faz
parte das ações de marketing digital desenvolvidas para destacar uma
empresa da outra nas ferramentas de busca e, consequentemente, no mercado.
Hoje, empresas
que apostam em conteúdo têm melhores resultados do que aquelas que não têm essa
visão. As empresas de E-commerce, por exemplo, passaram a adotar a estratégia e viram suas
vendas crescerem exponencialmente. Essa estratégia faz parte das técnicas
de Inbound Marketing para atrair visitas no site por meio do conteúdo
personalizado e pensado diretamente para o público-alvo. A metodologia está
ligada diretamente às vendas e traz resultados significativos para os negócios.
10. O site institucional tem que ser responsivo
Uma preocupação
inevitável nos dias de hoje é com a experiência apresentada aos usuários de
dispositivos móveis, já que eles representam uma faixa importante do volume de
acesso aos sites.
As buscas
realizadas nos mecanismos de pesquisa, como o Google, pelos smartphones,
principalmente, superaram as feitas a partir dos desktops. Por isso, se atente
a esta nova realidade do mercado.
Por isso,
adeque seu site, otimize o layout e os recursos e tenha uma página
responsiva para ser exibida nas telas dos smartphones e tablets. Estas
ações demonstram a preocupação do seu site com a experiência dos usuários, além
de receber pontos importantes para uma melhor classificação nas ferramentas de
busca.
Assim, as ações
vão se refletir em mais acessos orgânicos em suas páginas, mais
oportunidades de negócios e mais sucesso para a empresa!
11. Procure
um profissional para criar o seu site institucional
A Ter Mais Renda trabalha no desenvolvimento de sites em projetos de diversos portes.
Fazemos o planejamento e a criação do layout das telas que se adaptam aos mais
variados dispositivos pensando na melhor experiência do usuário. Temos a
experiência que sua empresa precisa para fazer bonito na internet. Então, entre
em contato e peça um orçamento!
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