Ainda ouço muitos clientes questionarem a importância de ter um site, se todo mundo está nas redes sociais. Para alguns empreendedores, o fato de estar presente nas mÃdias sociais seria um bom argumento, mas na realidade não é.
Por isso, hoje eu vou falar um pouco sobre a importância de se ter um site e como ele é essencial para uma estratégia duradoura e eficiente de marketing digital.
Como meu papel
aqui é te convencer de que ter um site para o seu negócio é importantÃssimo,
vou dividir esse post em 5 motivos para você ter um site para o seu negócio!
1 – O Facebook
e o Instagram não são seus!
Gente parece até grosseria, mas é verdade. Quem tem perfis em mÃdias sociais sabe que os algoritmos de entrega de conteúdo, mudam o tempo todo. No Facebook por exemplo, hoje em dia, já não se consegue resultados tão bons (ou quase resultado nenhum) no orgânico, somente fazendo investimento em anúncios. O Instagram, tem diminuÃdo cada vez mais o alcance de páginas comerciais. Simplesmente porque o objetivo de ambas é a interação pessoa x pessoa e não pessoa x empresa.
Outra questão é que empresas de terceiros, podem sofrer ataques ou até mesmo deixarem de existir, como foi o caso do Orkut e do Snapchat (ainda existe, mas poucos utilizam), que simplesmente foram reduzidos à lembrança.
Com a estratégia certa, você pode atrair seu público para o seu site e ter controle das interações que faz com ele. Pode criar listas de e-mails e nutrir os seus leads com seu conteúdo sem precisar estar em uma plataforma de mÃdias sociais que você não controla.
O site da sua empresa é seu! E nele você dita as regras. Acredite, com a estratégia certa,
seu site vai bombar na internet!
2 – Você já
entrou no Facebook ou no Instagram procurando algo para comprar?
Pode até já ter acontecido, mas aposto que você fez muito mais buscas no Google. Pois é, adivinha? Seu cliente potencial faz a mesma coisa. E quando ele faz isso e você não tem um site, é simplesmente impossÃvel ele te achar.
Aà você vai me dizer: “Ah, mas quando meu cliente digita meu nome no Google, o meu perfil aparece na busca!”. Ok, aparece, mas todos os possÃveis clientes do seu negócio já conhecem você? Acredito que não. E o no caso do Google, a mágica é tão linda, que dá pra fazer milagres no orgânico. Claro que uma estratégia que envolva mÃdias sociais (orgânica e paga) e Google Ads com um trabalho orgânico (SEO) bem feito funciona muito melhor, mas no seu site, como eu disse antes, você dita as regras do jogo, o que muda é o tempo para alcançar um resultado.
3 – Permanência
do Conteúdo.
MÃdias sociais são extremamente dinâmicas, ou seja, as informações passam muito rápido. Como seu cliente não faz pesquisas de conteúdo nas mÃdias sociais, você precisa alcançá-lo no momento X com um conteúdo que ainda permaneça disponÃvel para ser encontrado.
No seu site,
seu conteúdo fica disponÃvel para ser consultado sempre que seu cliente
potencial realizar uma busca. Com uma estratégia bem elaborada de mÃdias
sociais e de links internos no seu site, você direciona o seu público para
quantos conteúdos puderem ser interessantes para ele ao mesmo tempo. Ainda
utilizando ferramentas de rastreamento do Google e do Facebook Ads, você pode
seguir o lead na Internet feito o Julius em Todo Mundo Odeia o Cris: quando ele
abrir o Facebook, você estará lá, quando ele abrir o Skype, você estará lá, no
YouTube, você estará lá…. Acho que já deu pra entender né?
4 – Criar
Autoridade!
Apesar das mÃdias sociais serem uma ótima ferramenta de auxÃlio na criação de autoridade, é no seu site que a mágica acontecerá de verdade. Ofereça conteúdos que sejam úteis e que ajudem o seu público de forma completa, sem enrolação e isso fará com que ele te veja com uma referência.
Tem cliente que
questiona o seguinte: “Ah, mas se eu ensinar tudo, ele não vai querer me
contratar!” Muito pelo contrário.
5 – Pra ser
profissional, tem que parecer profissional!
Por último, mas
não menos importante, imagina que você precisa contratar o serviço de um
advogado ou mesmo de um engenheiro. Temos dois ótimos profissionais que lhe
foram indicados, você procura o nome deles online, um aparece apenas o perfil
no Facebook. Já o outro aparece um site bem feito, com todas as informações
sobre o profissional e o trabalho que ele executa, além de um portfólio e
depoimentos de clientes. Fora isso existe um blog onde ele fala sobre o nicho
de mercado dele, dá dicas e compartilha conteúdos relevantes sobre o tema, o
que também mostra que ele entende muito o assunto. Fala a verdade, qual te
chamaria mais atenção? Qual te pareceria mais profissional?
A questão é que
quando um possÃvel cliente está no momento de compra, você tem uma única
chance, muitas vezes, de impactá-lo. Sua presença online é a forma de impactar
o cliente quando ele está buscando um produto ou serviço. Vai querer arriscar?
Espero que essas informações possam ajudar você de alguma forma.
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